sexta-feira, 30 de junho de 2017

Katas Shotokan

SÉRIE HEIAN

São os katas considerados katas básicos do Karatê-do. É uma espécie de luta simulada contra um ou vários adversários e significa paz e serenidade. Tem como objetivos principais o aperfeiçoamento das bases (zenkutsu-dachi, kokutsu-dachi, Kibadachi etc.) a transição (ritmo, tempo e deslocamento) e a aprendizagem dos princípios do soco e do chute. Foram aperfeiçoados pelo Sensei YASUTSUNE ITOSU, que era conhecido na época como, “o punho sagrado. ” Seu objetivo era divulgar e simplificar as técnicas básicas do karatê-do, ensinadas nas escolas secundárias, diferenciando assim das técnicas ensinadas nas universidades.



É o primeiro kata da série Heian. É composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes, sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI ,quatro golpes de defesa na postura de KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aprece no kyodo 9º e 17º. Neste kata, as técnicas sãoo bloqueio superior contra o ataque à cabeça e o bloqueio com a mão em espada contra o ataque ao meio do corpo (chudan shuto uke). Como este é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação. Em particular, objetive o domínio da posição frontal e dorsal,enquanto se familiarizar com os aspectos essenciais do soco direto, de arremesso. Linha de atuação é em forma de I; Movimentos: 21; Tempo necessário:cerca de 40 segundos. (Leia Mais...)





É o segundo kata . Possui 26 kyodos, (movimentos) executadosem 2 posturas (ZENKUTSU, OU KOKUTSU) ao tempo de aproximadamente 1(um) minuto,sendo o kiai emitido no 11º e 26º kyodos. O objetivo assemelha-se ao 1º kata,ou seja, firmeza de base, equilíbrio e potência de golpes, porém apresentatambém trabalhos de coordenação motora, velocidade e agilidade. Este é otreinamento do chute lateral e do chute frontal. Mudar de direção ao executarum chute lateral é um ponto especial a ser aprendido. Linha de atuação é emforma de I; Movimentos: 26; Tempo necessário: cerca de 40 segundos.  (Leia Mais...)



O terceiro kata possui 20 kyodos e o kiai é emitido no 10º e 20º kyodos. Possui técnicas que possibilitam que o praticante se liberte de agarramentos por trás e técnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. Suas técnicas são executadas nas bases ZENKUTSUDACHI, KOKUTSU DACHI, e KIBA DACHI. O seu tempo de execução registra-se em torno de cinquenta (50) segundos.  (Leia Mais...)





O quarto kata é provavelmente dentre os elementares, o que apresenta o maior grau de dificuldade. O forçamento excessivo por parte do praticante,acarreta erros no EMBUSEM. O trabalho com a agilidade, objetividade e mudança de ritmo, são os seus objetivos principais nas variadas sequências técnicas de golpes. Possui vinte e sete (27) kyodos e o kiai é emitido nos movimentos 13º e 25º. O seu tempo aproximado é de quarenta e cinco segundos (45″).  (Leia Mais...)




O quinto kata possui 23 kyodos, e o kiai é emitido no 12º e 19º movimentos. A sua execução total, demora aproximadamente sessenta segundos(60″).  (Leia Mais...)






SÉRIE TEKKI

Os katas da série tekki são três e são executados na postura kibadachi, que por sua forma é também denominada a Postura do cavaleiro. Seus objetivos são iguais aos dos Heians, ou seja, o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente nem para trás.



É o primeiro desta série e é também conhecido como NAIHANCHI, sendo originário do estilo SHURITE. Possui 29 kyodos (movimentos) em um tempo equivalente a cinquenta segundos totalmente na postura KIBA DACHI, exceto nos deslocamentos, em que pode se observar a postura KAKE DACHI o kiai aparece nos 15 e 29 kyodos. As técnicas de braços são defensivas e quando ofensivas os golpes utilizados são cotoveladas e socos curtos. As técnicas de pernas são usadas em bases ou aplicações de defesas na forma de ASHI NAMIGAESHI, ou com pisões dirigidos ao pé ou ao joelho do adversário.  (Leia Mais...)



O TEKKI nº 2 possui todas as características do nº 1 e também é conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos também são para os lados. O principal argumento para explicar o porquê do deslocamento para os lados dos katas da série tekki é que as técnicas utilizadas, eram usadas em combates no interior de barcos ou muros dos antigos castelos, onde os combatentes não podiam recuar sobre pena de cair em um precipício e por isso desenvolviam técnicas para os lados. Tanto o TEKKI NIDAN quanto TEKKI SANDAN, foram desenvolvidos por Mestre Itosu que praticava o estilo SHURITE. O TEKKI NIDAN possui 24 kyodos e o kiai é emitido 16º e 24º movimentos, e o seu tempo de execução é equivalente a cinquenta segundos.  (Leia Mais...)



Possui 36 kyodos e seu tempo de execução é cinquenta segundos; registrando-se os seus kiais no 16º e 36º kyodos. Da ênfase a velocidade dos braços em técnicas de soco, cotovelada para trás e formas delivrar o punho de agarramentos, sendo esse seu principal objetivo.  (Leia Mais...)






Este Kata, juntamente com o Kanku-dai, caracteriza basicamente uma reunião de todas as técnicas existentes em katas básicos do Estilo Shotokan, e possui todos os elementos característicos deste estilo. Foi criado por Oyadomari (do estilo Tomari-te) O kata bassai-dai faz-se importante pelo fato de introduzir o praticante a defesa chudan-tate-shuto-uke, Chudan-choku-zuki, ossae-uke/sokumen-uke, gedan-sokuto-fumi-komi-geri, morote-jodan-uke, yama-zuki alem de algumas outras técnicas avançadas. A impetuosidade, espírito forte e força exuberante estão bem presentes neste kata. Este kata tem como alguns de seus objetivos principais o aprendizado de bloqueios giratórios e o uso correto da força alem do desenvolvimento de potência e tornar-se capaz de transformar uma situação desfavorável em favorável. O bassai-dai possui 2 pontos de kiai, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri, e o segundo kiai é feito no ultimo chudan-shuto-uke.  (Leia Mais...)



O kanku-dai é o kata mais longo do estilo shotokan e basicamente é um apanhado de todos os katas da série heian. Foi criado por Koshokun (enviado do império Ming e quando foi criado tinha o nome de kushanku). O kata kanku-dai recebe este nome graças aos primeiros movimentos onde opraticante observa o céu buscando a concentração necessária para a execução de um kata com toda esta extensão. Nos primeiros movimentos o praticante parece trazer o universo contido no saika para o meio externo abrindo o formato redondo do mundo. Já nos últimos movimentos do kata ele termina fechando para dentro de si o universo que abril para o meio externo mostrando novamente o formato arredondado do mundo. Neste caso daí vem o termo “dai” (maior) por ser este o maior kata do estilo shotokan.  (Leia Mais...)



Os movimentos neste kata são numerosos, ousados e firmes, e podem ser executados segurando um bastão. Ele é apropriado para o uso efetivo dos quadris e para bloquear um ataque com bastão. Características: Defesa e contra-ataque contra bastão, espírito inabalável, força de impacto e grande potência. Objetivos: Aprender a dinâmica dos quadris e séries de defesa contra bastão. Pontos Mais Importantes: Defesa de imobilização com o pulso, expressão de kamae (yamagamae), yori-achi com kiba-dachi, jodan, uchi-komi, outros(1’; 7’; 9’ para 10’, conjugação de 11’; 12’; 13’; 16’; 17’ e 18’). Linha de atuação é em forma de cruz; Movimentos: 24; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.  (Leia Mais...)



Características: Respiração com movimentos do corpo edeslocamentos em meia – lua. Objetivo: Estudo do deslocamento em meia –      lua e respiração rápida lenta, aplicaçãodos movimentos do corpo e membros em sintonia.  Ponto Mais Importante: (1’ e 5’) estudo de    deslocamento em hanguetsu, (11’; 12’; 13’;14’; 15’ e 16’) simultânea de chudan e guedan, e o uso de mãos para defesapessoal, (26’; 32’ e 38’) circundação de perna e braço, de forma lenta e alta(27’; 28’; 33’;34’ e 39’) suriashi com pernas cruzadas, mae-gueri keague emconjunto com hikite por cima do ombro. Os movimentos para frente e para trás, eos movimentos semicirculares dos braços e pernas, são coordenados com arespiração. Técnicas rápidas e lentas e deslizamento dos pés são pontosespeciais a serem aprendidos. Linha de atuação é em forma de cruz; Movimentos:41; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.  (Leia Mais...)



Como o voo da andorinha, este kata tem posições altas e baixas, leves e facilmente executadas. É ótimo para praticar a rápida inversão das posições do corpo. Linha de atuação é em forma T; Movimentos: 37; Tempo necessário: cerca de 01 minuto. Características: Simboliza leveza, como andorinha, dinâmica do corpo em formas alta e baixa, mudança de direção em forma rotativa. Objetivos: leveza,rapidez, e agilidade, ague – zuki, em seguida tobi komi – zuki e rápida mudança de direção. Pontos Mais Importantes: (6’; 7’; 11’; 12’; 27’ e 28’) rápida mudança de direção com rotação do corpo, (14’ e 16’) técnicas de sasoi (finta), (36’) salto com rotação do corpo em direção inversa.  (Leia Mais...)



Características: Equilíbrio sobre uma perna, como uma garça sobre um penhasco, encarando um adversário (presença de forte estado de espírito num conflito de vida ou morte). Objetivos: Defesa, plano lateral, kakiwake, expressão mental (de garça sobre rocha). Pontos Mais Importantes: Defesa (12’;13’; 19’ e 30’), kakiwake (25’; 29’ e 30’), ganjô – no tsuru. Os movimentos deste kata lembram um grou apoiado sobre um pé em cima de uma rocha, pronto para lançar-se sobre sua presa. O equilíbrio sobre uma perna só, o chute lateral e o chute com o dorso do pé podem ser devidamente desenvolvidos pela prática deste kata. Linha de atuação é em linha reta; Movimentos: 42; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.  (Leia Mais...)



Nos movimentos calmos, suaves e harmoniosos deste kata encontra-se um feroz espírito de luta. Ele é apropriado para a aprendizagem de pontos como o deslizamento dos pés, a mudança de posição e o giro. Linha de atuação é em forma de I; Movimentos: 47; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.Características: Maturidade, como Buda, movimentos tranquilos; é uma energia do espírito contida como uma brasa (fogo interno), essência do avanço com rotação em movimentos de oportunidade. Objetivos: Exercícios de avanço com rotação, giro do corpo e yori – achi. Pontos Mais Importantes: (18’; 26’; 38’ e 46’)giro do corpo; (31’; 32’; 33’ e 34’) sequências de defesas (jodan, guedan);(19’; 21’ e 47’) yori–achi.  (Leia Mais...)



É igual ao bassai-dai, porém sho significa que existem técnicas escondidas em relação ao dai. Movimentos: 29; A linha de atuação(embusen) do bassai-sho é bastante similar à do bassai-dai ambos trabalham os mesmos objetivos. Este kata faz introdução a técnicas bastante severas como jodan-tsukami-uke e gedan-tsukami-uke.  O termo “sho” significa menor e mais concentrado, mais forte e também serve para dizer que nos katas com o termo “sho” existem técnicas ocultas. O bassai-sho apresenta alguns pontos interessantes como as defesas contra-ataque de bastão e, como o bassai-dai, apresenta defesas giratórias e ao invés de utilizar o uraken-uchi como defesa usada junto a um yoko-geri, neste kata usa-se haito-uke. Um outro ponto importante é o equilíbrio necessário para executar seu final, neste trecho do kata é necessária uma boa manutenção do centro de gravidade para não haver desequilíbrio o que prejudicaria a aplicação e a estética do kata.    Existem dois pontos de kiai no kata bassai-sho, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri e o segundo é feito no chudan-oi-zuki.    Este kata contém 27 kyodos e leva aproximadamente 60 segundos para ser totalmente executado.  (Leia Mais...)



Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista. kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Daí significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. Características: Aprender defesa, contra-ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.  Kan significa compreender algo mais como um artista, kuu, kara ou vazio pode significar o Universo. Dai significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. Características: Aprender defesa,contra-ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.  Pontos Mais Importantes: 7’ base, segurar o pulso do oponente com a mão esquerda e puxar com força de tandem, mas no kata simboliza – se com o próprio pulso direito coma mão esquerda puxando e puxando com tandem. 4’ base, após oi-zuki: escapar do oponente que segurou seu pulso direito; nesse instante não deve recolher puxando e sim escapar com a rotação do pulso para o lado externo, empurrando para fora. O 5’ base é igual. Kyodos: (Movimentos) 47.  (Leia Mais...)



Características: Há um ensinamento específico desse kata –mesmo quem tem um corpo frágil consegue defender-se contra um adversário mais forte, expressão das ondas do mar (representando serenidade e tranquilidade das águas ao retornar da praia ao mar) ou expressão da natureza contrastando ação e calmaria. Objetivos: Mudança de sochim-dachi para zenkutsu-dachi e guiaku-zukiem forma de tate-ken; ataque nos olhos com ninhon nukite de forma age zuki,tangenciando corpo nasal, e eficiente técnica de defesa pessoal.  Kyodos: (Movimentos) 33.  (Leia Mais...)



Características: Capacidade de reagir a qualquer tipo de acontecimento. Destina –se a karatecas de alto nível, principalmente aqueles que dominam com todos os 15 katas básicos. Objetivos: Principalmente desenvolver velocidade e agilidade, domínio das três essências do kata (alternância de velocidade, domínio de força e suavidade e compreensão do corpo). Pontos Mais Importantes: Agachamento do corpo com mae-gueri-kekomi, contra-ataque contra dois adversários simultâneos; chutes de mika-zuki (lua – nova) logo após salto de 360º graus seguido de ushiro – gueri.  (Leia Mais...)



Características: É uma expressão de energia como umvendaval, domínio caracterizado pelo sochim – dachi e domínio de estabilidade,soma de zenkutsu – dachi com kiba – dachi (zenkutsu – dachi é fortefrontalmente); contração silenciosa e gradativa dos músculos e ao mesmo tempoexplosão e rápida contração; domínio da sochim – dachi, principalmente com forteexpansão do joelho, como arco e flecha. Pontos Mais Importantes: (27’ a 30’) domínio de nikite com palma da mãovoltada para cima seguido de mae – gueri, esquerda e direita, ura – zuki,esquerda e direita.  (Leia Mais...)



Características: Há duas grandes características – fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternância de velocidade (lento e rápido). Objetivos: (1’ e 3’) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1’, ajustar a velocidade do adversário,desviando esta energia; no 2’ movimento realizar uma explosão e no 3’aproveitar essa energia de explosão transformando – a em energia de compreensão.  Pontos Mais Importantes:Aplicação do movimento haishu – uke, único kata que apresenta esse movimento(21’, 25’ e 28’); prestar muita atenção nas trajetórias de cada defesa.Características: Há duas grandes características: fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternância de velocidade (lento e rápido). Objetivos: (1º ao 3º momento) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1º momento, ajustar velocidade do adversário, desviando a energia; no 2º momento realizar uma explosão e no 3º aproveitar essa energia de explosão transformando em energia de compressão.Movimentos: 34.  (Leia Mais...)



Características: Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko – ashi, portanto exige muito equilíbrio e giro do corpo, domínio de keitô – uke (cabeça de galo) e contra -  ataque utilizando – se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo. Considerando – se kata avançado, exige alto domínio e qualidade técnica.   Pontos mais importantes: Deai com mawashi – uraken, defesa com tateshuto (ombro ou braço). Sukui – uke contra mae – gueri e defesa com hipon nukite logo em seguida, com a utilização da mola do cotovelo, bloqueio contra agarramento pelas costas,defesa dupla (simultânea) em keitô – uke e contra-ataque em hipon nukite.  (Leia Mais...)



Características: Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra-ataque de bastão, transforma sua mão em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra-ataque. Kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karate com maturidade. Movimentos: 65; Características: Transformação de Gujushiho – Dai, kata que representa sua mão em uma espada, aplica – se defesa segura conjugada com eficiente contra-ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de Karate com maturidade. Ponto Mais Importante: Defesa com shuto guedan-barai em conjunto com migi haichu chudan osae, sequência de três contra-ataques utilizando yon-hon nukite, ataque shuto – uchi em forma de rotação sem movimento do cotovelo e defesa em conjunto com os dois braços, seguido de ataque duplo na altura da clavícula (seiritô ou espada chinesa).  (Leia Mais...)



Características: Defesa contra bastão e salto triangular,que é considerada técnica lendária (sankaku – tobi). São extraídas todas as bases do kata Heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade,transforma estado de desvantagem em vantagem; para domínio deste kata exige –se alto domínio técnico.  Pontos Mais importantes: Domínio de defesa com palma da mão aberta (dupla), estudo da mudança de centro de gravidade (exemplo: base kokutsu para fudo-dachi, assim equilibrando o ataque do bastão.  (Leia Mais...)



Características: Provavelmente tem origem de tomari-te, es eu antigo nome era shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo. Movimentos: 34.  (Leia Mais...)







Características: Explorar o kyo do adversário; esse kata tem pouco número de bases e movimentos discretos, portanto é considerado kata de muita dificuldade para expressar as três essências do kata. Pontos Mais importantes: (6’ e 10’) guiaku tate – shuto – uke; (24’) técnicas de yama –zuki, contra-ataque guedan e chudan, portanto devem – se treinar técnicas de mergulho.  (Leia Mais...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário